Como fazer uma automassagem- Aprenda passo a passo

08-03-2021

Como fazer uma automassagem – Aprenda passo a passo
Enquanto não pode fazer uma visita ao spa, para receber uma massagem, pode  fazer uma automassagem em sua casa.
É muito simples e vai ajuda-lo a relaxar e eliminar tensões musculares. Além disso é uma actividade bastante divertida!
Algumas técnicas e movimentos fáceis de realizar vão ajudá-lo a sentir-se melhor. Para além disto, se a automassagem for bem feita, pode ter uma noite de sono muito mais tranquila, diminuir o stress, aliviar tensões no pescoço e também dores de cabeça.
Preferencialmente depois de um banho relaxante, escolha um local sem barulho, com pouca luz e sente-se numa posição confortável.
Sabia que uma automassagem é sobretudo uma ação de conforto pessoal que oferece benefícios tais como:
Alívio das tensões: a prática diária da automassagem reduz as tensões causadas pelos problemas do dia-a-dia;
Diminuição das dores musculares: relaxamento dos músculos e redução de sintomas do cansaço e fadiga;
Ativa a circulação sanguínea: esta prática melhora oxigenação do corpo eliminando as impurezas.

AUTOMASSAGEM
Como fazer uma automassagem: Passo a passo
Para potenciar ainda mais o efeito da automassagem o ideal é utilizar um óleo próprio para massagens como de grainha de uva ou amêndoas doces e misturar óleos essenciais. Para cada meia taça de óleo, adicione três gotas do óleo essencial.
No entanto, se não tiver em casa óleo de massagem ou óleo essencial não se preocupe e substitua por um creme hidratante.
Coloque a mistura nas mãos e esfregue-as para aquecer um pouco o óleo, ou o creme, antes de aplicá-lo na pele. Repita este passo antes de cada zona do corpo.
É muito importante que mantenha uma respiração tranquila durante a automassagem.

Cabeça

Pode começar a sua automassagem pela cabeça.
Com a polpa dos dedos faça uma pressão firme e confortável com movimentos circulares no couro cabeludo estimulando todas as áreas da cabeça, como o topo da cabeça, base do crânio e têmporas (partes situadas na região lateral da cabeça, entre os olhos e as orelhas).

Pescoço
As zonas do pescoço e trapézios por norma são áreas onde se acumulam as principais tensões.
Ao fazer alguma pressão nesta zona vai ajudá-lo a relaxar, fazendo com que os tecidos fiquem mais flexíveis e por isso diminuindo as tensões.

Faça pressões com a ponta dos dedos em movimentos com uma mão de cada lado em toda a zona posterior do pescoço, desde os trapézios até à base do crânio.
Pode também fazer alongamentos laterais, como na figura em baixo.
Outra sugestão é a de realizar pequenos “apertões” colocando um mão em cima de cada um dos trapézios, de uma forma suave e confortável.

Rosto
Com a ponta dos dedos sob a testa, deslize suavemente das sobrancelhas até o topo da cabeça. Faça também movimentos de vai e vem do centro da testa para as laterais do rosto.
Realize movimentos circulares sobre as sobrancelhas e têmporas, exercendo uma pressão agradável, a pressão varia de acordo com a preferência de cada um. Nas têmporas realize movimentos circulares durante 30 segundos.
Faça ainda deslizamentos do nariz até às orelhas, desça e faça do queixo até as orelhas.

Peito
Posicione as mãos sobre a zona peitoral e sinta a respiração, deixando o ar entrar e sair naturalmente. Depois faça 3 respiraçoes profundas enquanto tem as mãos nesta posição.
Com as duas mãos espalmadas e firmes deslize sobre o peito, do centro para as laterais.
Barriga
A automassagem no abdómen e na barriga ajuda no funcionamento intestinal e de outros órgãos localizados nesta zona.
A massagem deve ser feita de forma suave, com deslizamentos circulares em volta do umbigo no sentido dos “ponteiros do relógio”.

Lombar e  Dorsal
Estas são algumas zonas onde também se acumulam bastantes tensões.
Um dos movimentos que pode realizar é o de colocar cada uma das mãos num dos lados da zona lombar e fazer pressões circulares com as pontas dos dedos.
Outra possibilidade para relaxar esta zona do corpo é utilizar como acessório uma bola de ténis. Depois deite-se de barriga para cima e deslize sobre a bola em movimentos de vai e vem para cima e para baixo e também de um lado para o outro. O mesmo pode ser aplicado para a zona dorsal; tenha muito cuidado com as costelas.

Braços
Envolva o antebraço com uma mão colocando e faça alguns “apertões” com toda a mão sobre os músculos. Repita o processo no braço, em especial na zona dos bícipes e trícipes.
Pode também fazer deslizamentos desde o cotovelo até a zona do ombro e axila.

Mãos
Alongue as mãos com os dedos entrelaçados e as palmas das mãos voltadas para frente.
Faça movimentos circulares na palma das mãos e pontos de pressão em toda a palma das mãos. Puxe os dedos fazendo uma ligeira rotação de uma forma suave.

Pernas
Com os punhos fechados, deslize as mãos do joelho para cima, até à zona da anca, realizando alguma repetições.
Em seguida faça deslizamentos com as mãos abertas do tornozelo até os joelhos.

Pés
Por fim, rode o tornozelo em todas as direcções, massaje a planta dos pés com uma pressão agradável, fazendo linhas ao longo da planta dos pés. Faça ainda pontos de pressão em toda a planta do pé (calcanhares, arco plantar e dedos).
De forma suave, puxe os dedos um a um.
Não se esqueça de massajar a parte de cima do pé com a polpa dos polegares fazendo movimentos leves e em círculos.

Por fim, estique as pernas, solte completamente os braços e os pés. Tente não pensar em nada ou então, imagine um cenário de paz, amor e alegria. Permaneça assim durante alguns minutos e sinta os efeitos da massagem.
É claro que uma massagem feita por terapeutas profissionais envolvem mais algumas técnicas específicas do que uma auto massagem, no entanto, na impossibilidade de realizar essas massagens, desfrute de todos os benefícios que uma automassagem lhe proporciona
Sinta-se bem Sinta-se em Equilíbrio 🍃 Tatiana Cabral Terapeuta Ponte D'Equilíbrio
Tatiana Cabral Terapeuta Saúde & Bem- Estar os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora