Faça um compromisso com a sua saúde e conheça melhor o que pode fazer para ter uma gravidez ativa e saudável!
07-03-2021

Exercício Físico na Gravidez
A gravidez é uma das fase da vida ideais para adotar ou manter um estilo de vida saudável, o que inclui várias como, a alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular.
As novas recomendações com base em evidência indicam-nos que a actividade física durante a gravidez deve ser considerada como uma medida de primeira linha para a promoção da saúde materna, fetal e neonatal
Na ausência de contra indicações seguir as diretrizes está associado a menos complicações para o recém- nascido e benefícios para a saúde materna, tais como o risco de pré-eclampsia,. hipertensão gestacional, diabetes gestacional, parto distócito por cesariana, parto distócito com instrumentos, disfunções do pavimento pélvico como a incontinência urinária, ganho de peso gestacional excessivo e depressão.
Apesar de haver muita evidência sobre os benefícios da actividade física na gravidez, ainda é relativamente reduzido o número de mais que o faz nesta faz nesta fase da vida e muitas vezes está relacionado com o receio de que possa acontecer algo menos positivo ao bebé, mas sabia que a actividade física não está associada a:
✓Aborto espontâneo
✓ Morte fetal/ neonatal
✓ Parto prematuro
✓ Ruptura de membranas pré-termo
✓ Baixo peso à nascença
✓ Indução do trabalho de parto ou complicações durante o parto
Por jsso, não se apresenta contra indicações absolutas é recomendado iniciar ou manter-se ativa ao longo de todos os trimestre, de preferência com acompanhamento com um técnico especializado em pré e pós parto e com aprovação médica.
Faça um compromisso com a sua saúde e conhece melhor o que pode fazer para ter uma gravidez ativa e saudável:
Redução do comportamento sedentário. É importante reduzir longos períodos que estamos sentados sem interrupções, mesmo que considere uma pessoa ativa. Falar ao telemóvel de pé, usar as escadas para pausas ativas, levantar-se e movimentar-se durante os anúncios de televisão ou estacionar o carro o mais longe do local de trabalho são alguns dos inúmeros exemplos que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crónicas não transmissíveis ( como por exemplo, a diabetes, a depressão, as doenças cérebro-cardiovasculares, oncológicaa e respiratórias) pela interrupção do tempo sentado durante o dia;
Aumento progressivo dos níveis de actividade física. Deve acumular pelo menos 150 minutos de actividade física diária de intenssidade moderada por semana (exemplo, numa caminhada)
Prática de exercício físico, ou seja, um tipo de actividade física consistindo em movimentos corporais planeados, estruturados e repetitivos feitos para melhorar e / ou manter a uma ou mais componentes da aptidão física.
Sinta-se Bem Sinta-se em Equilíbrio🍃
Tatiana Cabral Terapeuta Ponte D'Equilíbrio